LxCenter HyperVM & Kloxo Support

Forum

Members   Search      Help    Register    Login    Home
Home » Language Specific Forums » Portuguese » Instalação do HyperVM(Procedimentos e dúvidas básicas)
Instalação do HyperVM [message #91959] Tue, 06 December 2011 14:04 Go to next message
tekobr is currently offline tekobr  Brazil
Registered: November 2010
Senior Member
Estou começando meus estudos para aprender a trabalhar fazendo a virtualização, e resolvi testar o OpenVZ com o HyperVM. Mas me surgiu uma dúvida depois de ter feito algumas pesquisas me outros fóruns em língua portuguesa:

1) É verdade que durante a sua instalação o HyperVM instala automaticamente o OpenVZ e o seu kernel?

2) Quais os serviços do node (servidor dedicado que roda o OpenVZ) eu posso desativar? Ou o HyperVM também faz esse trabalho de forma automática?

3) O HyperVM trabalha bem com o CentOS 5.7 32 ou 64 bits?

Obrigado, por enquanto as dúvidas são essas.

Obrigado (Thanks)!
tekoBR
Ajudante da moderação

Fórum do Host

Blog do Host

Revenda de hospedagem | VPS
Re: Instalação do HyperVM [message #91973 is a reply to message #91959] Tue, 06 December 2011 17:51 Go to previous messageGo to next message
jmonteiro is currently offline jmonteiro  Brazil
Registered: March 2011
Member

1- instala mais não ativa, é so mudar no '/etc/grub.conf' o valor do default para 0.
2- não sei
3- sim, com os dois, recomendo 64 bits pra os clientes terem opção de usar sistemas 32 ou 64 bits
Re: Instalação do HyperVM [message #91980 is a reply to message #91959] Tue, 06 December 2011 22:38 Go to previous messageGo to next message
Walter  Brazil
Registered: February 2009
Senior Master
Forum Moderator
LxCenter Project Manager

Complementando:

1) Sim, o kernel para OpenVZ ou Xen é instalado automaticamente mas como o Juan disse você deve torná-lo padrão no grub.conf manualmente após a instalação do HyperVM. Lembrando que a contagem começa de 0 (zero). Se o kernel Xen é a primeira opção da listagem, use 0. Se for a segunda, use 1 e assim por diante.

2) Não há uma lista exata de serviços a desativar. Depende do uso do servidor. Se você usa iSCSI, não deve desabilitar serviços relacionados. Se usa o mouse no shell (para apps ncurses como ntsysv) não deve desativar o serviço gpm. Mas um começo:

http://www.imminentweb.com/technologies/centos-disable-unnee ded-services-boot-time

http://prefetch.net/blog/index.php/2006/12/27/securing-cento s-installations-by-disabling-unneeded-services/

Se preferir, pode executar "ntsysv" como root. Se estiver usando o putty, pressione ESC para te mostrar pra que serve o serviço.

3) O HyperVM suporta CentOS e RedHat Enterprise Linux (RHEL) nas versões 5.x 32-bit e 64-bit.

Fora isso, dependendo do tipo de virtualização que escolher será necessário particionar o(s) hd(s) de formas diferentes. Para OpenVZ, basta usar o padrão do CentOS. Para Xen, é necessário o uso de LVM (partição do tipo 8e) com um VolGroup. O próprio HyperVM criará partições adicionais para cada VPS Xen.

O processo pode ser um tanto complexo se não tiver experiência e por isso recomendo que antes instale HyperVM-Xen/HyperVM-OVZ no VMware Server ou ESXI antes de qualquer coisa. São gratuitos para uso domestico (mas não OSS) e suportam ambos os kernels Xen e OpenVZ.

Re: Instalação do HyperVM [message #92009 is a reply to message #91980] Wed, 07 December 2011 06:36 Go to previous messageGo to next message
tekobr is currently offline tekobr  Brazil
Registered: November 2010
Senior Member
Pessoal, obrigado pela ajuda, tirou quase todas as minhas dúvidas. A única dúvida que restou é sobre os serviços que posso desabilitar. Os dois links acima que o Walter colocou são excelentes, e vou passar a usá-los como referência.

Mas em relação a Apache, MySQL, BIND etc, esses serviços relacionados a servidores Web, quais deles posso desabilitar? Acredito que o Apache terá que ficar habilitado, já que o HyperVM vai ter que ser acessado por ele, certo? E o MySQL? Instalar o CSF vai causar algum problema nas VMs?

O dedicado que estou pegando o data center não formata com partições LVM, e nem tem um KVM/IP para eu poder usar o recurso de mídia virtual, então terei que testar com o OpenVZ mesmo. A minha maior dúvida hoje é em relação a configuração da rede no node, se é simples como nos VPSs que usei até hoje ou se tem algo a mais.

Quanto ao VMWare Server, eu posso instalar o Xen/OpenVZ dentro de uma VM e dentro mais algumas VMs?! O VirtualBox não pode fazer isso?

Obrigado à todos!

Obrigado (Thanks)!
tekoBR
Ajudante da moderação

Fórum do Host

Blog do Host

Revenda de hospedagem | VPS
Re: Instalação do HyperVM [message #92036 is a reply to message #92009] Wed, 07 December 2011 10:11 Go to previous message
jmonteiro is currently offline jmonteiro  Brazil
Registered: March 2011
Member

Pode fazer com VirtualBox também ;p
Previous Topic:Tradução do HyperVM
Next Topic:CSF bloqueou tudo. Socorro!
Goto Forum:

Current Time: Sun May 19 00:52:03 EDT 2013

Total time taken to generate the page: 0.01097 seconds
.:: Contact :: Home :: Privacy ::.

Click here to lend your support to: LxCenter and make a donation at www.pledgie.com !